Sustentabilidade: Negócios e oportunidades. MJM em foco no Estado de Minas

Augusto Pio, no caderno Negócios e Oportunidades, do Jornal Estado de Minas, apresentou um pouco sobre o trabalho da MJM aos seus leitores. Com o foco na sustentabilidade, ele abordou quais os serviços que a MJM desenvolve e sua preocupação em inovar sempre para atender as demandas dos nossos clientes. Confira o texto na integra. 

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Foco na sustentabilidade

Augusto Pio

 

Educação e gestão,programas de boas práticas para sustentabilidade, licenciamento ambiental e boas práticas em turismo são serviços oferecidos pela empresa MJM Serviços Técnicos Socioambiental. A empresa, dos sócios Márcio Motta, Claude Rene e Fábio Shikida, está completando 16anos. “Estou no ramo há 30 anos e hoje trabalho com 12 colaboradores diretos”, conta Márcio. Ele ressalta que a demanda maior é pelos serviços de boas práticas para sustentabilidade,educação socioambiental e licenciamento ambiental.“O nosso diferencial é o legado que deixamos para as regiões nas quais desenvolvemos nossos projetos.

Somos contratados para cumprir diretrizes e exigências governamentais feitas às organizações e, em vez de entregar o que foi solicitado, vamos além e realizamos projetos feitos para durar. Encaramos os desafios propostos por nossos contratantes como reais possibilidades de construir, com solidez e harmonia, pontes e elos entre estes, as comunidades, a sociedade civil e o poder público, crise econômica e devido aos novos projetos que estão sendo desenvolvidos, como também a expansão de nossa atuação para todo o território brasileiro, estima por meio de um diálogo proativo e focado na sustentabilidade das soluções e legado positivo nos territórios onde atuamos”, diz o empresário. “No atual momento do mercado, considero o faturamento bom. Em outros, consideraria muito bom.Vivemos um cenário de crise econômica e política comum a notável retração da atividade econômica em diversos setores. Por outro lado, tenho a crença de que é justamente nesses momentos críticos que a criatividade aflora, somos impelidos a ser mais inovadores na busca de soluções que, efetivamente, ajudemos nossos clientes.Nosso negócio permite ajudar nesse sentido. Por exemplo, desenvolvemos projetos, como a gestão de resíduos sustentáveis,que implicam redução de desperdícios, diminuição no uso de matérias-primas e insumos e, por isso, redução de custos. Apesar da atual crise econômica e devido aos novos projetos que estão sendo desenvolvidos, como também a expansão de nossa atuação para todo o território brasileiro, estimamos crescer em torno de 20% este ano”, espera Márcio.

O empresário garante que é um ramo no qual vale a pena investir. “Estamos falando de desenvolvimento sustentável, de respeito à vida, às relações entre as pessoas e ao território. O segmento tem bom retorno financeiro e, acima de tudo,traz consequência muito positiva para o nosso meio ambiente. Trabalhar nesse ramo, para mim, é viver o ‘sonho sonhado’, como diria Martinho da Vila. Realizo-me pessoal e profissionalmente.”

 

OTIMIZAÇÃO

Diante das boas perspectivas, os três sócios pensam em ampliar o negócio. “Na realidade, nossa ampliação ocorre constantemente. Estamos sempre nos expandindo, conquistando novos espaços de atuação. Recentemente, instalamos uma unidade no estado do Maranhão para dar suporte às nossas atividades na região e não pretendemos parar por aí. Também desenvolvemos sempre novos produtos e serviços para atender às demandas dos nossos clientes com excelência e satisfação”, ressalta Márcio.

 

“Infelizmente, ainda há uma visão distorcida por parte de muitos empresários, que acreditam que gestão para sustentabilidade seja apenas custo. É justamente o contrário, pois essa gestão proporciona otimização no uso dos recursos hídricos, a gestão de resíduos, a eficiência energética e, consequentemente, consegue minimizar o desperdício, resultando em economia. É uma gestão muito inteligente, indicada especialmente para o atual período de crise econômica e de recursos hídricos que enfrentamos”, salienta o empresário.

“Os momentos de crise nos obrigam a ser criativos. Por isso, trabalhamos aprimorando nossos produtos e serviços para que o custo/benefício deles seja cada vez mais vantajoso para nossos clientes.Desenvolvemos serviços inovadores e produtos de excelência com preços competitivos”, afirma. Márcio ressalta que a MJM presta serviço a empresas de todos os portes, com variadas áreas de atuação.