Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde

Image

Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde promove os direitos das crianças e adolescentes no Maranhão

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. É o que diz o Artigo 227 da Constituição Federal.

E é nessa perspectiva que há mais de um ano a MJM Serviços Técnicos Ambientais desenvolve nos municípios maranhenses o PESS – Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde, um projeto da Vale, que é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, para a realização das obras de Expansão da Estrada de Ferro Carajás.

Nessa nova edição do PESS, a MJM Serviços Técnicos Ambientais já atendeu 9 (nove) municípios e aproximadamente 600 pessoas das comunidades, entre jovens, representantes do poder público, das Igrejas, agentes comunitários de saúde, professores, das Associações Comunitárias e membros do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes. O PESS ainda atinge indiretamente as famílias dos participantes, a comunidade escolar, além das comunidade em geral, por meio das inúmeras ações de mobilização realizadas nos municípios.

Além da formação, compreendida em momentos de exposição e debate de conteúdo, o PESS propiciou também uma formação aos jovens através de metodologias de educomunicação, possibilitando aprender e fazer instrumentos de comunicação alternativos, com um conteúdo feito pela, e para a juventude.

O PESS veio somar com as instituições locais na luta pelos direitos das crianças e adolescentes. O maior objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento da sexualidade de forma segura, protegida e livre de violência. Levou-se ao debate os assuntos que são problemas sociais no cenário local, como: o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes; gravidez na adolescência; o uso de drogas e álcool na adolescência; e DST’s e AIDS.

A MJM enxerga que todos nós somos responsáveis pelo cuidado com nossas crianças e adolescentes. Assim, por meio do PESS, uma corrente se fortalece a cada dia nesse território, buscando construir uma sociedade melhor para eles. Assim, juntos, a Vale, a MJM, o poder público e as instituições que formam o Sistema de Garantia de Direitos estão construindo o PESS, transformando uma condicionante ambiental em oportunidade de deixar legado positivo de sustentabilidade.

 

Vídeo produzido em Oficina do PESS