Participação Social e protagonismo juvenil

O PESS em todas as suas fases orienta o jovem sobre a Participação Social e o protagonismo Juvenil, mas dedica tempo especial para isso no módulo que antecede as ações de mobilização do público.

O Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde, gerenciado pela MJM Ambiental, nos estados do Maranhão e Pará, está em sua reta final. Com quase três anos de execução o programa está atingindo sua meta de 23 municípios atendidos com ações que incentivam a proteção da criança e do adolescente contra o abuso e a exploração sexual, dão apoio e favorecem o fortalecimento das instituições que compõem a rede de proteção, orientam o jovem quanto à importância da participação social e protagonismo juvenil, instrumentalizando-os por meio de oficinas de comunicação a produzirem materiais baratos e eficazes no propósito da proteção da infância e adolescência.

Formação teórica

Formação teórica

Participação_Social

Dinâmica do Maior rabo do mundo- A concepção de construção coletiva para trnsformação

Durante esta semana, entre os dias 03 e 06 de abril, a equipe de execução do programa está em campo nas cidades de Parauapebas e Marabá, no Pará, e em São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios, no Maranhão. Este é o quinto módulo de formação de jovens e representantes das comunidades, além da realização das oficinas.

A temática do PESS nesta fase é a Participação Social, com a apresentação de conceitos, formas de participação, importância desse ato e benefícios oriundos para a coletividade por conta do ato de se organizar.

As atividades marcam a finalização da formação teórica e das oficinas, sendo que nesta última  etapa a oficina é a elaboração de um plano de comunicação pensado pelos jovens para suas comunidades, incluindo ações que sejam eficazes na sensibilização e combate do abuso infantil dentro dessas localidades.

Serão realizadas 2 ações de mobilização em cada localidade participante, sendo que os jovens receberão orientação e apoio na logística, mas o principal advém deles, as ideias e a mão na massa.