MJM Planeja Programas de Educação Ambiental para as empresas Mineração Bela Vista e Construtora Martins Lanna

12794720_1043858308990774_4171823905133527541_o

Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social (PEA) tem como objetivo informar e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente a todos os públicos que direta ou indiretamente recebem influência das ações de empreendimentos cuja atividade principal impacta de alguma maneira o meio ambiente e os recursos naturais(para maiores detalhes ver normas do Ibama).

Nesse sentido, tanto os funcionários que atuam diretamente na execução quanto equipes de trabalho interno, colaboradores e comunidades próximas precisam estar informados, cientes do que ocorre, como proceder e também compreender a importância de que empresas e sociedade em geral pensem em formas de preservar o meio ambiente. Para isso, são definidas com base na legislação o escopo para programas de educação ambiental, adaptáveis à realidade de cada empresa.

 

Para além da responsabilidade legal, temos ainda a responsabilidade social de cada empresa, um compromisso ético que cada uma precisa ter em sua visão institucional e objetivos. O compromisso com a manutenção do meio ambiente deve ser acima de tudo um valor, pois é esse meio ambiente que lhe fornece subsídios para, em uma reflexão mais profunda, propiciar sua sustentabilidade.

 

Com esse olhar atento às questões legais e compromissos sociais é que a Mineração Bela Vista e Construtora Martins Lanna, empresas do ramo minerador de areia e brita, localizadas no município de Contagem, Minas Gerais, buscaram o trabalho MJM Socioambiental. Para ambas será realizado diagnóstico socioambiental, com o objetivo de levantar as informações necessárias à reestruturação do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social – PEA, que já vem sendo desenvolvido pelas empresas.

 

É com base nos indicadores dos diagnósticos que serão reestruturadas as ações do PEA para as empresas, além da certificação das comunidades influenciadas de alguma forma pela atuação das empresas por meio do programa de educação ambiental.

 

O trabalho de planejamento da MJM Socioambiental com a Mineração Bela Vista e Construtora Martins Lanna tem início em abril.