Gestão de programas ambientais leva MJM ao Pará

Gestão de programas ambientais com viés social essa é uma das expertises da MJM. No início de janeiro teve início o gerenciamento de atividades do último bloco de municípios previsto para o Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde- PESS. Nesse bloco, participam dos minicursos e oficinas municípios do Pará, além de localidades maranhenses.

A atuação nesse novo território marca a finalização do programa que teve início em 2013, no Maranhão, e se estende há mais de dois anos em municípios e povoados que sofrem influencia da estrada de ferro Carajás. A previsão é de que em junho de 2016 sejam  realizadas as ações de culminância nos quatro municípios inclusos nesse território, no Pará (Marabá e Parauapebas) e no Maranhão (Vila Nova dos Martírios e São Pedro D’água Branca).

Nos dias 12 e 13 de janeiro, nas cidades de Parauapebas e Marabá, aconteceu o primeiro módulo de minicursos e oficina de Educomunicação. A programação de cada cidade foi composta por palestras sobre “Direitos da Criança e Adolescente” e Oficina de Fotografia, com aplicação da técnica de stopmotion. Em cada localidade participam das atividades cerca de 60 pessoas entre jovens e adultos representantes das comunidades, além dos membros da rede de proteção da criança e do adolescente componentes do Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e demais instituições convidadas. Essa programação também teve seguimento nos municípios maranhenses, nos dias 14 e 15, nas cidades de Vila nova dos Martírios e São Pedro D’água Branca, com a mesma expectativa de público.

 

Dinâmica de apresentação e boas vindas

Dinâmica de apresentação e boas vindas- Parauapebas

 

oficina de fotografia e stopmotion

oficina de fotografia e stop motion- Paraupebas

A gestão de programas ambientais com viés social como é o caso do PESS tem entre seus principais objetivos o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil e do poder público na promoção dos direitos das crianças e adolescentes e no enfrentamento da violência sexual, assim como, contribuir para o desenvolvimento da sexualidade de forma segura, protegida e livre de violência.

Palestra "Direitos da Criança e do Adolescente"

Palestra “Direitos da Criança e do Adolescente” Marabá