Gerenciamento de projetos – um novo conceito nos projetos socioambientais

Por Igor Oliveira. Turismólogo e Gerente de Projetos Socioambientais na MJM Serviços Técnicos Ambientais

Antes mesmo de adentrarmos nos conceitos de Gerenciamento de Projetos, vamos falar um pouco sobre o que é um projeto. De acordo com o Project Management Institute, projeto pode ser conceituado como um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

Por ser temporário, o projeto necessariamente tem um inicio e fim bem definidos, e por isso necessita de um escopo e recursos preestabelecidos.

Quando se diz que o projeto é único, consequentemente, os esforços de um projeto são todos voltados a um único resultado. Para demais resultados, novos escopos precisam ser pensados e um novo projeto é iniciado. Quando um esforço não tem fim definido, resultados únicos e específicos, estamos falando de um processo de rotina e não de projeto.

Em nossa vida, sempre estamos desenvolvendo projetos, seja para uma viagem que vamos realizar, planejar a chegada de um filho, reforma de casa, a compra de um apartamento, um casamento, etc. Tudo isso se configura um projeto, na medida em que buscamos um resultado único, temporário para um conjunto de atividades planejadas.

Porém, para que cada resultado seja alcançado de forma eficaz, há um conjunto de conhecimentos, técnicas e habilidades que podem ser aplicados de forma sistematizada. A este conjunto damos o nome de Gerenciamento de Projetos.

O PMI – Project Management Institute é a maior associação sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos, com mais de meio milhão de associados e de profissionais certificados em 185 países. O Instituto desenvolveu o PMBOK – Um guia de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, o qual serve de referência para profissionais do mundo inteiro. Além disso, o Instituto certifica profissionais na área de Gerenciamento de Projetos, estes conhecidos como PMP. O PMBOK destaca nove áreas de conhecimento para que um projeto seja gerenciado de forma eficaz: Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo; Gerenciamento de Custos; Gerenciamento de Qualidade; Gerenciamento das Aquisições; Gerenciamento de Recursos Humanos; Gerenciamento das Comunicações; Gerenciamento de Risco; Gerenciamento de Tempo.

Um bom gerente de projetos precisa ordenar todas essas áreas do conhecimento, visando um resultado com qualidade, dentro do prazo, com o menor custo e respeitando o escopo determinado.

O Gerenciamento de Projetos já é uma prática consagrada e amplamente utilizada no ramo da engenharia civil, computação, e demais processos industriais. No entanto, a MJM Serviços Técnicos Socioambientais enxerga e vislumbra uma grande aplicabilidade no campo dos projetos socioambientais, principalmente por algumas características inerentes a este tipo de projeto, que seguem abaixo:

– Grande número de variáveis e riscos associados ao projeto;

– Stakeholders impactam muito no projeto, gerando grande pressão no escopo;

– Dificuldade em mensurar resultados efetivos dos projetos;

– Falta de perenidade dos projetos.

Por estas características complexas, a MJM enxerga que os projetos socioambientais também precisam ser gerenciados com base em padrões estabelecidos mundialmente. Se todos estes aspectos não forem tratados de forma organizada e profissional, os projetos socioambientais correm grande risco de se perderem no meio do caminho, com diversas falhas: fugir do escopo preestabelecido, gerando assim conflitos entre os stakeholders; não alcançar os resultados; não conseguir ao menos identificar os resultados;  não alcançar as metas; extrapolar os prazos do projeto, etc.

Hoje já há no mercado cursos e certificações específicas para gerenciamento de projetos sociais (http://www.dialogosocial.com.br/pmd-s356-1.html#.VBc4Khbnddo), nos mesmos moldes do PMI, o que nos mostra um grande avanço nesta área e demonstra que a MJM está no caminho certo no desenvolvimento dos seus projetos.

Para saber mais:

www.mjmambiental.com.brcomofazemos

https://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx