Dia Mundial do Meio Ambiente – Qual é a nossa responsabilidade?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, passando a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

O tempo passou, alguns avanços foram conquistados, mas até hoje carecemos de um árduo trabalho de sensibilização e mudança de atitude em toda a sociedade; e ainda precisamos de uma data comemorativa que nos alerte para a importância de cuidar do meio ambiente.

A MJM Serviços Técnicos Socioambientais não é contrária às datas comemorativas. Reconhecemos seu valor, uma vez que mobiliza pessoas e dá destaque para assuntos importantes e coloca o tema na agenda pública para ser trabalhado em diversas esferas – escolas, instituições públicas, empresas, associações, etc.

No entanto, acreditamos e lutamos para que consigamos chegar ao ponto de não ser mais necessária uma data comemorativa para nos alertar da importância de cuidar do meio ambiente. Quando alcançarmos a consciência de que fazemos parte do meio ambiente e que, por ser a nossa própria essência, todas as formas de vida do planeta merecem respeito e cuidado, assim como cuidamos da nossa própria vida, do nosso corpo, da nossa casa, da nossa família, etc., essa data não será mais necessária.

Sabemos que ainda temos um longo caminho, mas a caminhada é diária e permanente. Trazer essa consciência ecológica para o nosso cotidiano requer mudança de atitude, pensar em nossas escolhas diárias, no nosso comportamento. Difícil, não acha!? Inicialmente pode ser, mas quando essas mudanças incorporarem em sua rotina, as ações passam a ser automáticas e, quando os resultados são percebidos, a recompensa é muito grande; seja no campo individual ou coletivo. E a decisão para essa mudança é individual: “Posso jogar meu lixo no chão ou encaminhar para uma coleta seletiva; Posso limpar a calçada com água ou utilizar a vassoura; posso desmatar um terreno inteiro para construir uma casa ou fazer uma construção integrada ao ambiente, preservando o máximo da vegetação; posso fazer uma alimentação baseada em produtos industrializados ou à base de produtos orgânicos, mais saudáveis.”

Enfim, a escolha é individual, mas as consequências, na maioria das vezes, entram em uma dimensão coletiva. Portanto, pense em seu comportamento diário. Você é responsável em melhorar ou piorar a sua vida, da sua família, do seu bairro, da cidade e do planeta como um todo. E tudo isso depende das suas atitudes.

A MJM Serviços Técnicos Socioambientais fundamenta seus projetos de Educação Ambiental nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por acreditar na proposta e por ser uma boa referência para a tomada de decisão individual e coletiva. Trata-se do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. Dispõe objetivos e metas para os países na busca do desenvolvimento sustentável, por meio de ações focadas e coerentes.

Conheça o site http://www.pnud.org.br/ods.aspx e veja como você pode contribuir em cada um dos objetivos com suas ações e escolhas diárias.

ODS