Ação Cooperação por uma Ubá Mais Sustentável promove Forum Municipal de Trânsito

Por Igor Oliveira. Turismólogo e Gerente de Projetos Socioambientais na MJM Serviços Técnicos Ambientais

Desde 2013 a MJM desenvolve o Programa Cooperação por uma Cidade Sustentável junto a FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais. Esta iniciativa integra o Programa de Apoio à Competitividade de Arran­jos Produtivos Locais do Estado de Minas Gerais, financiado pelo Estado de Minas Gerais, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e realizado em parceria com o SEBRAE Minas Gerais, Sistema FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, SESI, SENAI, Instituto Euvaldo Lodi e Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais) e com o INTERSIND.

A ação teve como meta principal a construção de um Plano de Futuro para uma Ubá mais Sustentável, a partir da produção coletiva de cidadãos que, motiva­dos pela reflexão sobre os problemas e potenciais da cidade em que vivem, ajudaram a construir uma pro­posta de desenvolvimento local, onde as questões econômicas, sociais, ambientais e culturais foram direcionadas à promoção da qualidade de vida das ge­rações presentes e futuras.

Vários encontros foram realizados e muito conhecimento foi construído. Inicialmente, foi desenvolvido um Diagnóstico Rápido Participativo, no qual se levantou o cenário de Ubá e região no que se refere às questões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Fruto do resultado deste diagnóstico, o grupo elencou três temas como eixos prioritários de trabalho no Plano de Futuro: Agricultura Familiar e Produtor Rural; Trânsito e Saúde Preventiva.

Como grande resultado do trabalho, podemos destacar o alcance da autonomia do grupo que hoje desenvolve, de forma voluntária, as ações previstas no Plano de Futuro sem a necessidade de acompanhamento da MJM. Esta autonomia do grupo resultou em uma primeira grande ação voltada à sustentabilidade do município de Ubá. No dia 25 de Setembro o grupo, que hoje se denomina Grupus – Grupo por uma Ubá Mais Sustentável – organizou um Fórum Municipal de Trânsito com o objetivo de discutir estratégias para efetivar as metas previstas no Plano de Futuro, tais como a Municipalização do Transito em Ubá, o Plano de Mobilidade Urbana, etc. O conceito principal do evento foi “Exija das autoridades, mas também faça sua parte”.

Podemos dizer que este processo de empoderamento e autonomia do grupo em Ubá, foi um “Case” de Sucesso na historia da MJM e do GRUPUS que sempre sonhou e acreditou no poder das pessoas para a transformação socioambiental.

“O que nos move a participar do grupo é saber que a comunidade está aceitando positivamente um projeto novo, desafiador, diferente do que estamos acostumados – a criação de um esforço conjunto para resolver um problema coletivo. Participar dele é um sentimento de pertencimento, trocas de conhecimentos e objetivos compartilhados. É um grupo motivado, que possui muitas lideranças, com atitudes coerentes e objetividade nas reuniões, o que nos leva a acreditar na continuidade do trabalho, em constante comunicação e integração dos participantes, com decisões e responsabilidades compartilhadas.” (EMATER – Ubá, MG)

Plano de Futuro Ubá mais Sustentável